domingo, 24 de abril de 2011

Sangava

Lembro-me de quando era menor, de pegar o caiaque a partir de Santos e remar rumo as praias não tão conhecidas do Guarujá, praias essas que na maioria das vezes sempre estavam vazias. Uma dessas praias chama-se Sangava, uma pequena faixa de areia em meio a natureza até desconhecida por parte dos Santistas e consequentemente grande parte dos paulistanos. É uma praia voltada para baia de Santos e com uma bela vista da ilha das Palmas, aliás devo dizer aqui que o primeiro diferencial já está ai, é uma praia em que temos uma vista Linda da cidade de Santos, no qual só conseguimos ter por barcos ou por essas praias.

Bom, como era feriado de Páscoa e tinha certeza de que todas as praias estariam lotadas, a solução foi voltar a velha e boa Sangava e ver se as coisas ainda estavam como antes. Seria um reencontro com o passado, já que devia fazer uns 15 anos que não ia lá, unir o útil ao agradável seria perfeito, por isso resolvemos de que quebra, ir via terra e fazer a trilha em meio a natureza.


Vista da Ponta da Praia - Santos

Ao fundo a Fortaleza da Barra Grande

Fortaleza da Barra Grande
Muito frequentada por praticantes de caiaque, remo e stand-up essa praia pode ser também uma boa opção para quem gosta de mergulho já que lá também tem uma espécie de piscina natural, e como já disse para os amantes de trilhas, já que seu acesso por terra se da através de uma trilha por cerca de 40min. Caso vá por terra, A partir de Santos, pegue a barquinha para Santa Cruz dos Navegantes, de lá siga sentido a fortaleza da Barra Grande e logo após praia do Góes, atravesse toda praia e no fim dela encontrará o inicio da trilha que levará ao Sangava. A trilha tem dificuldade média, porém em alguns pontos o simples visual vale muito a pena. Caso tenha chovido dias antes o caminho pode ficar mais complicado.


Avistando a Praia do Góes






Chegando lá encontramos uma praia sem muitas pessoas, perfeita para aproveitarmos o feriado com paz e tranquilidade.



 Sangava


Piscina natural


A praia do Sangava deve ter pouco mais de 100m de extensão, nesta pequena faixa de areia podemos curtir mais de perto a natureza da vegetação nativa da mata atlântica, junto com suas águas tranquilas e sem ondas. É possível encontrar por lá também algumas embarcações ancoradas próximo a praia como barcos,lanchas e jetski.





Como se trata de uma praia sem estrutura alguma não esqueça de levar água, sanduíches e outras coisas para passar o dia. Repelente também pode ser útil, como falei a vegetação nativa é o principal cenário do local. E claro!!! não esqueça de recolher todo seu lixo quando for embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário