domingo, 26 de junho de 2011

Museu do Ipiranga

Durante minha viagem pra Europa conheci uma quantidade enorme de monumentos, igrejas e museus nos mais diferenciados países que retratavam a história de cada lugar. Ta certo que a Europa de um modo geral e o europeu consequentemente, tem uma cultura diferenciada. É um continente muito mais preocupado com essa coisa de exposições, museus e etc., mas minha pergunta era: Por que lá eu visitava tudo isso com maior prazer e aqui não conhecia quase nada? Como não obtive resposta, resolvi fazer uma programação cultural e pouco a pouco ir conhecendo e revisitando os principais monumento e museus da cidade.
Minha primeira visita foi naquele que é o mais antigo museu da cidade, o Museu do Ipiranga hoje conhecido como Museu Paulista.

O estilo eclético do Museu do Iipiranga


O museu do Ipiranga foi inaugurado no fim do  século XIX no ano de 1895 é um museu que fica as margens do rio ipiranga bem ao lado onde D Pedro deu o famoso grito da Independência.
Lembro-me de ter ido ao museu do Ipiranga quando ainda era criança e morava em Santos. Era uma daquelas excursões da escola que passávamos o dia todo fora, ta certo que naquela época, por volta dos meus 10 anos a visita ao museu propriamente dito pouco me acrescentou, mas o que valeu mesmo foi a viagem!!! não havia lugar melhor pra fazer uma visita dessa, era uma das primeiras viagens fora da cidade com a escola e a sensação de independência no auge dos seus 10 anos era invitável. bom , mas recordo-me de ter gostado bastante do museu fisicamente, digo arquitetura do prédio e os jardins. Jardins estes que são uma réplica em miniatura dos Jardins do Palácio de Versalhes na França.




Fontes do jardim


Fontes do jardim


Anos mais tarde, já morando em São Paulo, voltei lá, mas ainda não era pra revisitá-lo por dentro, e sim para usufruir de suas dependências. Logo em frente ao museu, dentro do próprio parque do Ipiranga, existe uma esplanada conhecida também no meio do skate por "Quintal do Ipiranga", é uma descida com cerca de 200m muito frequentada pelo pessoal do skate (principalmente longboard) e patins.




Quintal do Ipiranga com museu ao fundo
Quintal do Ipiranga visto do Museu


Bom mas chegada a hora, voltei a ele dessa vez pra adentra-lo e ver o que este museu nos reservava de historia, A visita foi bem bacana, durou cerca de umas duas horas e deu até  pra lembrar de alguns momentos vistos no passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário