domingo, 10 de abril de 2011

França . Carcassone

Antes da minha viagem pra Barcelona resolvi pesquisar algo sobre Carcassone, uma pequena cidadezinha   situada no sul da França que me parecia ser bem simpática, sabia que ficava uns duzentos e poucos quilometros de Barcelona e quem sabe não daria pra visitá-la também. Carcassone é uma cidade que a Gi já havia comentado comigo que gostaria de ir e como seria aniversário dela, poderia unir o util ao agradável. Mas infelizmente vi que pela quantidade de dias que ficariamos lá, não daria pra fazer esse rolê, então resolvemos ir só pra Barcelona  mesmo.
Ok, mas então onde entra Carcassone nessa estoria?? Já chegaremos lá.
Era nosso último dia em Barcelona, estávamos arrumando as malas para voltarmos ao Brasil no dia seguinte, nosso vôo era as 8.05am, portanto teriamos que sair do hotel por volta das 6.00am, quando procurei o papel das passagens e tive uma surpresa. Na passagem, a volta estava para o dia 4 de abril e não dia 2 como a menina da companhia de viagem havia nos dito., como já era por volta da 1 e meia da manha, não conseguimos ligar pra ninguem e pra nenhum lugar aquela hora para confirmar algo, e como o vôo era bem cedo, também nao conseguiriamos confirmar algo no outro dia. Então arrumamos as coisas e fomos de manhã para  aeroporto pra ver se nosso vôo era dia 2 mesmo, ou só dia 4. Chegando lá tivemos a confirmação que era só pro dia 4 e descobrimos que teriamos que ficar mais 2 dias. Como já haviamos nos planejados pra ficar 4 dias em Barcelona, nos programamos pra isso e visitamos tudo nos 4 dias portanto a escolha seria ir pra outro lugar...Bingo!!! Carcassonne.
Voltamos a estação de Barcelona Sants, para checar os trens com destino a Carcassonne mas pro nosso aza,r havia acabado de sair um trem e tivemos que esperar pra pegar o trem da tarde.
Não existem trens direto de Barcelona para Carcassonne, porém é possível comprar os trechos na própria estação, eles informam quais conexões fazer e já vendem estas passagens juntas. O trem sai de Barcelona com conexão em Narbonne. Após aproximadamente 5 horas e duas conexões chegamos em Carcassonne.

Estação de trem de Carcassonne


Carcassonne é um patrimônio histórico da humanidade pela ONU, é uma cidadezinha apaixonante, lá encontra-se uma das cidades medievais mais preservadas do mundo, estar em Carcassonne é realmente voltar no tempo, é como estar num filme medieval já que sua principal atração não é simplesmente um castelo e sim, toda uma cidade medieval fechada com suas enormes muralhas. Dentro de Carcassonne, existe uma cidade medieval, exatamente como uma fortaleza, são ruas e casas todas cercadas por muralhas exatamente como funcionavam as vilas medievais a séculos atrás e esta é a principal atração na cidade. Como disse é uma cidade bem pequena, 1 dia na cidade seria suficiente, porém pela distancia das principais cidades o melhor é que se hospede lá por uma noite.



Vista do riozinho logo na saída da estação

           
      A simpática arquitetura de Carcassonne
Ruas de Carcassonne fora da cidadela medieval


Sobre a ponte do rio Aude


Hotel Le Terminus, bem tradicional logo próximo a estação de trem
Logo que chegamos fomos procurar informações sobre o local, afinal não sabíamos sequer onde era a tal vila medieval, por sorte chegamos a um local de informações turísticas quase na hora em que estavam fechando, por volta das 6 da tarde, mas a moça foi super simpática e nos recebeu para nos passar informações. Daí então seguimos para o hostel que ficava dentro da cidadela medieval, devo dizer que a primeira imagem da fortaleza foi de arrepiar.
Bom para adiantar o processo, caso visite Carcassonne e chegue num horário não tão comercial aqui fica a dica que lhe vai ser super útil de como chegar na cidadela medieval a paritr da estação de trem, São cerca de vinte minutos, assim que sair da estação atravesse o riozinho passe pelo hotel Le Terminus e siga na rua da frente (Rue Courtajaire) por cerca de 6 quarteirões, vire a esquerda na rua Aimé Ramond siga por 3 quarteirões e chegará a praça Gambetta de lá siga numa ruazinha em diagonal (Rue du pont Viex), no fim da rua chegará a ponte de mesmo nome e de lá já avistará a bela imagem da cidade medieval.

Vista da cidade medieval


Seguimos então rumo a cidadela medieval aonde ficava nosso hostel, chegando lá decidimos nos acomodar primeiro e logo após sairmos para comer algo e conhecer um pouco do local,  As ruas estavam vazias, estava um pouco frio e as pessoas pareciam realmente não querer sair de casa, pelo menos essa foi minha primeira impressão. Demos uma volta rápida (cerca de 1h 30) e comemos um crepe numa lojinha que tinha uma tiazinha bem simpática, (ela era dona de um outro restaurante na vila), ta certo que ela estava mais simpática ainda por conta de alguns vinhos creio eu , mas apesar de conseguirmos nos entender em pouquissimas palavras, já que ela só falava francês, demos algumas boas risadas. e nos ficou o convite de jantarmos no restaurante dela, pena que não tivemos essa oportunidade.


Ruas vazias no início da noite em Carcassonne

Um dos muitos restaurantes dentro da cidade medieval

Pracinha com diversos restaurantes


Assim que acordamos resolvemos ir logo cedo na estação de trem para comprarmos as passagens de volta   para Barcelona para o fim do dia , já que no dia anterior, no horário em que chegamos o guichê estava fechado, Aproveitamos essa saída da cidade medieval para conhecer também um pouco de Carcassonne fora da vila. Além dos limites da muralha a cidade me pareceu bem agradável também com algumas praças, bares e restaurantes. A volta para Barcelona seguia o mesmo trajeto porém teríamos que ficar mais tempo em Narbonne o que de um modo geral não seria ruim, assim poderíamos conhecer um pouco dessa cidade também, mas isso é outro post. Resolvemos rodar um pouquinho por lá e daí então voltamos a cidade medieval para conhecermos melhor.


Fora da cidade medieval

Tulipas e o tradicional Carroussel Francês


Voltando a cidade medieval resolvemos ir logo no castelo, não lembro ao certo o valor da entrada mas era algo em torno de 18€, vale muito a pena, lá dentro verás entre muitas coisas uma bela maquete da cidade, toda historia em ordem cronológica de Carcassonne e um filme que passa a historia da cidade, desde os tempos remotos, passando pela época em que a cidade ficou a deriva, até passar por um processo de recuperação arquitetônica chegando no que vemos hoje.



Entrada do castelo










Carcassonne vista do castelo

Pátio dentro do castelo

No fim do tour pelo castelo tem a lojinha de souvenirs com bastante coisa legal, caso tenha crianças verás que será dificil passar pelas fantasias de cavaleiros medievais sem que eles te implorem para comprar, se não for sua intençao um presentinho desses pense em ao menos um lembrancinha de uma espada, pra eles se divertrem e entrarem no clima.
Saindo do castelo fomos conhecer mais da cidadela, como falei é um local que em poucas horas da pra ver tudo, diferente do dia anterior, o sol em algumas horas dava sua graça e por se tratar de domingo as ruas estavam bem mais cheias com bastante turista de cidades próximas principalmente.


Rua da entrada da cidadela


Acho que esse cara  fez algo errado...










Me despedindo de Carcassonne




Bom, de uma modo geral a cidade é apaixonante, vale muito a pena tentar inseri-la no seu roteiro, como falei um diazinho é suficiente, vale a pena dormir lá pra aproveitar os restaurantes de noite, o prato típico da região é o cassoulet, se quiser expermentar é uma boa pedida. Fica aqui a dica do Hostel: 
http://www.hihostels.com/dba/hostel020010.es.htm
Fica dentro da própria cidade medieval,faz parte da Hostelling international, portanto se tiver carteirinha terá desconto, os donos são um casal de franceses e o cara pra nossa surpresa falava português, pelo o que ele nos contou ele tem um grande amigo brasileiro, por isso conhecia até que razoavel-mente bem a nossa língua.
Nosso quarto era para duas pessoas porém haviam 2 beliches, era simples mas como não sou fresco com nada pra mim tava muito bom, as dependencias dos hostel como cozinha, sala, local para refeiçoes também me agradaram e se tivesse que dar uma nota talvez daria um 8.



Cozinha do Hostel



Área externa do Hostel


Vale a pena assistir esse videozinho pra se familiarizar melhor com o local:







Um comentário:

  1. Olá! Ótimo post sobre Carcassone.

    Vou fazer uma viagem pela Europa e estou pensando em ficar uma noite lá. Como você foi da estação de trem até o hotel na cidade medieval? Estaremos com malas pesadas, por isso não temos como ir andando. Tem taxi por lá?

    Outra coisa, foi preciso falar francês? Não falo uma palavra. Só um pouco de inglês, rs.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir