quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hostel... vale a pena ficar???

Muitas pessoas me perguntam se vale a pena ficar em Hostel, como que funciona, etc...
Portanto aqui vai minha opinião!! 
Principalmente aqui no Brasil, essa "modalidade" de hospedagem não é conhecida por muitas pessoas, e talvez o que faça as pessoas pensarem em algo não muito bom, deva ser a sua tradução para o português. Também conhecidos por Albergues da juventude ou simplesmente Albergues, quando falamos neles, logo relacionamos com os albergues de prefeituras, aqueles que pessoas que não tem onde dormir passam a noite!!!
Bom, faremos o seguinte: Esqueça tudo que imagina sobre um albergue e vamos começar do zero!!!

No começo do século passado, mais precisamente em 1909 um professor alemão(esse mesmo ai da foto ao lado, com estilão meio Indiana Jones meio caçador de borboletas), que dedicava grande parte do seu tempo a desenvolver programas de convivência para seus alunos, resolveu expandir suas ideias, e passou além de aplicar atividades pedagógicas na própria cidade a realizar pequenas viagens de estudos com seus pupilos. Seguindo o belo exemplo de que "tragédias" podem virar grandes idéias, o professor teve a brilhante ideia de criar os albergues, após ser surpreendido por uma grande tempestade e não encontrar sequer um lugar para refugiar-se ao longo da estrada. O primeiro Hostel começou a funcionar três anos mais tarde em um castelo em Altena, na Alemanha, monumento histórico restaurado e que funciona até hoje. No final da década de 20, o alberguismo se difundiu por toda a Europa. Nesta época, houve um verdadeiro boom! de Hostels, que se espalharam por todo continente. Em 1927, foram criados Hostels na Suíça e na Polônia; em 1929, na Holanda; em 1930, na Inglaterra, Noruega e França, e, em 1931, na Irlanda, Bélgica e Escócia. Durante a Segunda Guerra Mundial, o movimento permaneceu estagnado e muitos Hostels foram destruídos. Em 1945, ao final do conflito, os mesmos começaram a ser restaurados e o movimento passou a ser considerado como uma forma de reintegração da juventude européia. 

Só em 1934 o alberguismo chegou ao continente americano, mais especificamente nos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Canadá também passou a integrar a rede de Hostels. A Argentina (1956) e o Uruguai (1958) foram os primeiros países sul-americanos a fazer parte do movimento. Ambos, inclusive, trabalharam pela expansão da rede na América e abriram as portas para o ingresso de Chile, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Brasil. 

Hostel Backpackers - Floripa  Santa Catarina
    Os Hostels chegaram ao Brasil em 1961, através do casal de educadores cariocas Joaquim e Ione Trotta, que trouxeram a idéia para o País depois de terem visitado um albergue na França, em 1956. O primeiro Hostel brasileiro recebeu o nome de "Residência Ramos" e foi instalado no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Permaneceu aberto de 1965 a 1973. Neste mesmo período, funcionavam no estado de São Paulo dois Hostels, um na Capital e outro em Campos do Jordão, que foram fechados pelo Governo Militar sob a alegação de reunir jovens universitários. Em 1971, foi fundada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), com sede no Rio de Janeiro, e em 1984 a Associação Paulista de Albergues da Juventude (APAJ), que durante a gestão de Franco Montoro à frente do Governo de São Paulo recebeu apoio significativo, inclusive com a doação de quatro imóveis – um em Campos do Jordão, um em Pindamonhangaba (ambos usados anteriormente por funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão), um imóvel em Ubatuba e uma casa no Parque Estadual do Jaraguá, que foi habitada pelo bandeirante Afonso Sardinha. No início de 1986, João Dória Júnior assumiu a presidência da Embratur e incentivou o trabalho dos Hostels, tornando-os conhecidos em todo o Brasil. O Brasil possui mais de 60 albergues credenciados pela Federação Brasileira de Albergues da Juventude, que estabelece metas e diretrizes de desenvolvimento para suas afiliadas e mantém contatos com as demais federações do mundo.

Hostel em Marrakesh - Marrocos
Bom passado um pouco da História, vamos a realidade!! Enfim, o que são os albergues hoje em dia e qual a sua filosofia???.
A principal filosofia dos alberguistas e albergues em geral, é promover o intercâmbio de culturas, por isso a estrutura de um Hostel é preparada para integração dos seus hóspedes. Os albergues são os melhores lugares pra se conhecer gente do mundo todo, acreditem!!!
Um outro fator muito importante é que todos sabemos que o mochileiro , alberguista, aquele que vive nesse espírito de aventura e viagens nunca quer gastar muito com hospedagens, justamente pra poder conhecer novos lugares, por isso o preço é um outro grande atrativo da maioria dos albergues!!


Quarto duplo em Oslo Noruega
Dizer a média de preços dos albergues pode ser um pouco dificil, pois depende de algumas informações, mas de um modo geral tenha em mente algo em torno de 20 a 30 euros por pessoa, isso se tratando de Europa. A variação vai ficar por conta do tipo de quarto que escolher e é claro, pelo país. Os preços de um hostel no Marrocos (África) são praticamente a metade do preço ou menos, do que os hostels da Noruega, o país mais caro da Europa.
Claro que no decorrer dos anos alguns albergues foram se desvencilhando um pouco dessa filosofia, e se parecem muito com Hoteis, mas a grande maioria ainda  segue a filosofia!!!
Mas então quais as diferenças de um Hostel para um Hotel?? Bom, as diferenças são basicamentes devido a esses dois fatores citados acima. Para baratear, os hostels não possuem serviço de quarto, camareira, telefone no quarto,e etc, serviços  as vezes desnecessários que só encareceriam a diária. Sobre os quartos, depende de cada hostel, a grande maioria conta com quartos comunitários dentre outros, por exemplo quartos com 8,12, 14, e até 20 camas(geralmente beliches) sendo eles mixtos (homem e mulheres juntos) ou não, esses são sempre os mais baratos, muitos quartos também não possuem banheiro no seu interior, o mesmo fica no corredor para uso comum de vários quartos. Mas acalme-se!!! A primeira estância o fato de se hospedar num lugar que não possua banheiro no quarto pode lhe causar uma estranheza se nunca ficou em um albergue ou pensão, mas isso não é lá tão ruim, alguns hostels chegam a lavar os banheiros 3X por dia, se você é uma pessoa bastante preocupada com isso, basta buscar informações sobre o Hostel que pretende ficar, existem banheiros muito bons!!!


Local para tomar Banho (Generator Hostel - Berlim)

Lavatório e cabines do Generator Berlim

Mas engana-se quem acha que um hostel não possui uma suite para casal por exemplo, é até bem comum achar hostels que possuam quartos para casal ou duplo com ou sem banheiro, e quartos pra 3, 4 ou 5 pessoas ideal quando você viaja com um grupo de amigos ou até mesmo em familia!!!


Quarto duplo em Marrakesh


Quarto quadruplo em Berlim
Quarto quadruplo (2 Beliches) em Bruxelas (Bélgica)
 A maioria dos Hostels possuem uma área de integração no seu interior. Uma sala de TV, um salão de jogos, um Lounge, e até mesmo bares dentro do próprio hostel para garantir a diversão de seus hóspedes sem sequer precisar sair de lá.


sala de TV do Hostel La Guitarra Poznan - Polônia


Bilhares no Bar do Generator Hostel - Berlim


Bar do Generator - Berlim
Bar do Paris Clichy -  Paris


Café da Manhã no Hostel de Marrakesh (incluso na diária)
Todo hostel possui também uma área para refeições, alguns oferecem café da manha incluso na diária, outros cobram a parte por esse serviço, mas a grande maioria disponibiliza uma cozinha pra que você possa preparar qualquer refeição a qualquer hora, claro que você precisa fazer suas compras e guardar na geladeira comunitária com as devidas etiquetas com seu nome na comidas. Bom lembrar que justamente para baratear e não precisar de um funcionário para isso, assim que você usar os utensílios de cozinha disponibilizados por eles (Panelas, pratos, talheres, copos, liquidificadores, tostadeiras e tudo mais), você terá que lavar tudo e guardar como se estivesse na sua casa, deixando assim tudo limpo e pronto para o próximo alberguista usar.


cozinha do hostel em Oslo - Noruega

Cozinha do Hostel de Poznan - Polônia
Cozinha do Argyle Backpackers  Edimburgo - Escócia
Lavanderia do Hostel em Berlim


Um outro fator importante, é que em muitos hostels existe uma área destinada a lavanderia, bom não são todos que a possuem, por isso, se for fazer uma viagem muito longa, que você irá precisar desse tipo de serviço fique atento na escolha do seu albergue, mas fique tranquilo, pois hoje muitos hostels já contam com esse serviço, claro que é pago a parte para utiliza-lo.
já que tocamos no assunto lavanderia vale lembrar que os Hostels diferente dos hoteis não possuem camareira como já foi dito, por isso alguns deles pedem que você leve sua roupa de cama, ou caso preferir eles disponibilizam cobrando uma taxa geralmente em torno de 5 euros.
Aqueles que a disponilizam gratuitamente, só a trocam assim que você deixar o hostel, ou seja, assim que sair eles lavam tudo para o próximo hóspede, mas enquanto estiver hospedado, a roupa de cama não é trocada diariamente.
Uma grande caracteristica e perfil dos alberguistas é a utilização da internet!!! Por todos os albergues, com certeza você verá inumeras pessoas conectadas em seu laptop, afinal a grande maioria está viajando e longe de casa, portanto é a melhor maneira de manter contato com os amigos e a familia e contar as novidades sobre a viagem, devido a isso todo hostel possui internet para usuário, uns você precisa pagar por isso, outros não, muitos possuem serviço de
wi-fi, na grande maioria esse serviço é disponibilizado somente no térreo ou nas áreas sociais , mas existem alguns que já contam com esses serviços nos quartos!!




Hostel Desgin


É cada dia maior também a quantidade de hostels que investem no design e decoração para atrair alberguistas, hoje existem hostels que situam-se no estabelecimento de uma antiga prisão como este abaixo que fiquei em Estocolmo na Suécia, hostels em Barcos (Berlim, Alemanha) e até em um desativado Avião Jumbo que fica no próprio aeroporto Arlanda, o principal de Estocolmo (Suécia). Existem aqueles com uma "cara" mais caseira, mas não por isso menos disputados e outros bem modernos com este que também fiquei em Berlim!! Sem contar ainda que cada país possui sua própria cultura e estilo de arquitetura, no caso de Marrakesh no Marrocos vemos nitidamente essa diferenciação de estilo. 


Hostel em Estocolmo - Suécia (Antiga Prisão)
Hostel em Estocolmo - Suécia (Antiga Prisão)







Hostel Flutuante ao lado da East Side Gallery Berlim (não foi o que fiquei!!!)

Recepção Generator Hostel - Berlim


Hostel em Marrakesh - Marrocos
Em se tratando de hostel vale aqui um destaque pra nossa querida Portugal. 
Portugal é o páis numero 1 quando o quesito é hostels, é lá que ficam os melhores hostels do mundo, e por um preço fantástico, até mesmo abaixo da média da Europa!!! Infelizmente ou felizmente não tive a oportunidade de conhecer nenhum hostel de Portugal, pois durante meus 12 dias no pais fiquei na casa de uma amiga, o que convenhamos não poderia deixar de ser a  melhor estadia.
Depois de saber quase tudo sobre Hostels, você deve estar se perguntado... mas não é necessário ter a tal da carteirinha do albergue da juventude para ficar nos hostels???
Não, você não precisa de nenhuma carteirinha, o que acontece é que assim como existem redes de hoteis existem redes de albergues, uma das mais conhecidas é a primeira a existir é a Hostelling International, em alguns hostels da rede, ela da desconto a seus associados, e alguns descontos em parceirias também, tipo carteira de estudante. portanto mesmo que não tenha nenhuma carteirinha você pode ficar em albergue sem problemas nenhum.


Hostel da rede Hostelling International  Oslo - Noruega
Bom falado tudo isso nem preciso dizer se vale a pena ou não ficar nos Albergues, né??
Só para terminar vou contar um pequeno causo da utilização dos hostels pelo próprio Europeu.
Na minha viagem pra Oslo (Noruega), como disse no post devido, eu e a Gi, não tivemos tempo de se programar e reservar um hostel com antecedência, o fizemos cerca de uma semana antes, e pra nosso espanto não existia nenhum hostel na cidade com quartos duplos livre para as 3 noites que gostaríamos, ficamos surpresos, mas como não tinha outro jeito reservamos duas noites em um e uma noite em outro. No nosso último dia em Oslo, já no segundo Hostel, durante o café da manhã, percebemos uma quantidade enooooorme de meninas por volta dos seus 12 anos todas uniformizadas. Ficamos curiosos, mas como tudo que estava escrito na camisa delas era bem difícil de se compreender, resolvemos perguntar o que eles faziam.
Eram meninas da Suécia que estavam participando de um campeonato de ginástica, na Noruega. Foi ai que caiu a ficha!!! Por esta razão, a cidade inteira estava com quase que sua totalidade de hostels sem vagas.
Sinal que a cultura deles sabe muito bem o que um Hostel tem a oferecer, não deixando na grande maioria das vezes nada a dever a um bom Hotel!!! 


Bom agora só falta fazer a sua reserva seja lá qual for o seu destino!! Tá esperando o que??
segue os links dos melhores site de busca para hostels.


http://www.hihostels.com/

http://www.hostelbookers.com/

http://www.hostelworld.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário