sábado, 7 de janeiro de 2012

Paraty - RJ

Por algumas vezes, eu disse que se Minas Gerais tivesse praia, seria o melhor estado do Brasil, pois é, continuo acreditando nisso e se quiser ter uma pequena amostra de como poderia ser MInas com praia é só ir a Paraty.
Ok eu sei, Paraty fica no estado do Rio de Janeiro bem na divisa com o estado de São Paulo, nada a ver com Minas Gerais. Mas se você conhece um pouco das cidades históricas de Minas e um pouco sobre o estilo colonial vai saber do que eu estou falando.





Voltando um pouquinho no tempo e relembrando algumas aulas de história, vemos o porque dessas caracteristicas marcantes tão parecidas. A cidade foi durante o período colonial brasileiro sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, ouro esse vindo de onde?
Claro, Minas gerais. Paraty era um dos pontos finais junto com a cidade do Rio de Janeiro da famosa trilha do ouro, que tinha inicio em Diamantina-MG, uma das cidades históricas de Minas.
A trilha do ouro ou famosa Estrada Real é uma rota que passa por várias cidades dos 3 estados (SP,RJ,MG). 


Estrada Real

Quem for visitar Paraty a partir do estado de SP e quiser sentir um pouquinho da emoção do que era a estrada real pode pegar um desses trechos finais a partir da cidade de Cunha, é bom que tenha um 4x4 ou então sua viagem pode se tornar um pouco mais tensa, assim como foi a minha!!!


Vista de Paraty


Paraty é uma das cidades mais charmosas que conheço, conhecida nacionalmente e internacionalmente em diversas áreas por sua enorme diversidade cultural e lá que acontecem por exemplo grandes eventos como: A FLIP /(Feira literária Internacional de Paraty http://www.flip.org.br/), O festival internacional de cinema ,O festival da Cachaça, cultura e sabores,  Paraty Latino (Festival Internacional de Música latina), Festival Internacional das Artes Visuais (Contemporânea Art Paraty, Bourbon Festival dentro outras.
Devido a tudo isso, somado a riqueza de sua história e proximidade das duas principais cidades brasileiras (São Paulo e Rio de Janeiro), não é de se estranhar a quantidade enorme de gringos andando com suas havaianas na charmosas ruas de pedra do centro histórico.




O melhor lugar para se ficar em Paraty é sem dúvida alguma, próximo ao centro Histórico. É lá que durante o dia e principalmente a noite, as pessoas se perdem em meio a tantas lojinhas, bares e restaurantes... Paraty é uma cidade para todos os bolsos, é possível comer um PF ou um "quilo" tomando uma cervejinha por menos de R15,00 até mesmo desfrutar da alta gastronomia degustando um bom vinho de R$200,00 ou mais a garrafa.




É a noite que Paraty se transforma, ganhando um brilho todo especial pela luminação nas fachadas de seus antigos casarões, em meio a mesinhas literalmente no meio da rua você pode sair para jantar a luz da lua ao som de um chorinho ou beber uma cerveja num badalado bar escutando um bom jazz..







Durante o dia se sua opção não for as compras ou os restaurantes podeçse se fazer alguns passeios agenciados no próprio centro histórico ou então simplesmente ir sentido norte ou sul as praias mais conhecidas de Paraty, dentre elas Trindade, Sono São Gonçalo dentre outras.
Seguimos rumo ao norte (sentido Rio de Janeiro) e após uns 20 min de carro chegamos a São Gonçalo uma pra limpa e sem ondas, simplesmente digna de um merecido descanso.



Praia de São Gonçalo




Nenhum comentário:

Postar um comentário