terça-feira, 19 de outubro de 2010

Amsterdan - Holanda

Sou um cara apaixonado pelo Brasil, e não me vejo morando por um longo tempo fora daqui, morei por alguns meses em Londres e foi uma experiência fantástica, porém se tivesse que escolher dentre todas as cidades que já visitei no exterior, uma para morar, essa com certeza seria Amsterdan!!



Amsterdan é uma cidade apaixonante!! Bom, pelo menos, essa é minha opinião. É uma  capital com cara de interior e com tamanho de inteiror, uma cidade linda principalmente pelos seus canais, uma cidade com cerca de 70 ilhas e 1200 pontes . Se pudesse definir Amsterdan com uma palavra, talvez seria LIBERDADE!! 
A Holanda é um país que apesar de possuir leis bastante liberais, tem exemplos de dar orgulho a qualquer cidadão holandês, lá as coisas realmente funcionam. Quer um exemplo??
A criminalidade no pais diminui a cada ano e segundo a ONU a Holanda está entre os 10 países mais seguros do mundo pra se viver. Nas cadeias da Holanda, sobram vagas!!! E o governo como não é bobo nem nada, importa presos da vizinha bégica e com isso fatura milhões por ano.
Bom, seguindo esta linha devo dizer que Amsterdan possa ser uma cidade de extremas ópiniões, há aqueles que irão amar e aqueles que vão achar um absurdo tamanhas imoralidades, mas enfim, uma cidade que reune tudo isso num pequeno espaço que te faz percorer tudo a pé e de bicicleta, é claro. Algumas informações são super uteis antes de pisar na capital mundial da liberdade pela primeira vez, por isso, aqui vão elas.




O principal meio de transporte em Amsterdan é a bicicleta, para ter uma ideia, existem mais bicicletas do que habitantes na Holanda, isso tudo só acontece devido a ótimo conciência dos habitantes, a base da educação do próprio pais e ao principal fator, A topografia!!!!
A Holanda é um pais quase que totalmente plano, um país que está abaixo do nivel do mar como o próprio nome já diz "Netherlands" ou Paises Baixos. 
Voltando um pouco as bicicletas, vai aqui minha primeira dica: Preste muita atenção ao transito de bicicletas!!!  Transito?? 
É amigo, lá o negocio não é brincadeira, não ache que quem está de bicicleta está simplesmente dando um passeiozinho por ai, lá se faz tudo de bicicleta. Os holandeses vão pro trabalho de bicicleta, vão as compras de bicicleta, vão as escolas, vão a todos os lugares. Existem bicicletas de todos tipos, afinal como uma mãe leva um filho pequeno pra escola??  Como os namorados vão ao cinema??. Me arrisco a dizer que o holandes é o povo mais habilidoso do mundo em cima de duas rodas. No pouco tempo em que estive lá, vi pessoas carregando compras de mercado, falando ao celular, levando 2 ou 3 filhos nas gaiolas e acreditem, até lendo um livro enquanto pedalavam. Ah!!! talvez esteja pensando... Mas e quando chove?? Bom, tive essa experiência de passar alguns dias de chuva lá e posso lhe garantir que nada muda, simplesmente cada um sai com seu guarda chuva ou capa e sua bicicleta normalmente.




Estacionamento de Bikes


Mas como falei, lá as coisas funcionam, andar de bicicleta é coisa séria, é tudo organizado, ciclovias, farol, transito intenso na hora do rush , estacionamentos lotados e tudo mais.
Claro que seu passeio não será completo sem andar em Amsterdan de bicicleta, por tanto não deixe de alugar uma por lá mesmo!!! Existem vários locais onde isso pode ser feito, a diaria custa por volta de 10 euros e você devolve no outro no dia, no mesmo horário e local que retirou.


Assim que alugar a bike receberá algumas instruções. Dentre elas, ficar a direita e deixar a esquerda para ultrapassagens, não largar a bicicleta sem travar o cadeado, respeitar os sinais, dar sinal com as mão no sentido que for virar e por ai vai...
Caso você esteja um pouco fora de forma nas pedaladas, não esqueça de pedir as bikes com freios na mão, isso porque a maioria das bikes de lá, possuem o freio no pé, isto é, tu freia pedalando para trás, e se faz tempo que você não sobe em uma magrela, talvez tenha dificuldade com esses freios, elas custam um pouquinho mais caro, mas podem significar significar sua segurança!!
Outro fator curioso sobre as bikes é que o Governo incentiva tanto o uso delas que até pouco tempo atrás eles disponibizavam bicicletas de graça para toda população. As bicicletas eram identificadas pela cor branca ou seja toda bike branca que tivesse dando sopa por ai, você poderia usar para chegar no seu destino, depois encostaria ela num estacionamento e disponibilizaria para o próximo usuário, uma pena que isso acabou... Por que??
Bom, assim como aqui, lá existiam alguns espertinhos que pegavam essas bikes pintavam de outra cor e pronto!! já era... Não era mais uma bicicleta pública, como disse, as bicicletas eram simplesmente identificadas pela cor branca!!!


Modelo de bike holandesa


O famoso bairro do Red ligth district é local obrgatório para qualquer turista, seja ele homem ou mesmo mulher. Lá é onde garotas de programas exibem seus corpos através das vitrines, isso mesmo vitrines!! como se fossem um produto pronto pra venda. A prostituição é legalizada a 10 anos, ou seja é profissão, assim como outra qualquer. As garotas pagam impostos , tem carteira assinada, tem plano de saúde e até direito a aposentadoria.
O preço é tabelado! 50 euros / 30 min!! Calma, não pense besteira!! Não ache que usufrui dos serviços holandeses apenas descobri os valores!! 
Mas cuidado, pois filmagens e fotos neste bairro não são tão comum, em vários locais vi placas de proibido filmar e fotografar.
































Outro assunto que causa grande espanto em muitos turistas é a liberação do consumo de maconha e  haxixe aos maiores de 18 anos. 
A erva  é liberada para consumo, mas é rejida por várias regras. Por toda Amsterdan existem coffee shops que são autorizados a comercializar o produto, porém, cada pessoa tem direito a comprar até 5 gramas/dia , e o coffeeshop só pode comercializar até meio quilo/dia.
O estabelecimento que infringir essas regras é automaticamente fechado pelo governo!!
Os coffee shops funcionam como um bar qualquer, possuem um cardapio com as diferentes opções para consumo, são maconhas da Holanda, Jamaica, haxixe do Marrocos, Libano e India, os preços variam de 3 a 15 euros por cigarro em média.
Como ja falei, apesar do consumo ser legalizado, vemos que grande parte das pessoas o fazem dentro dos próprios coffee shops havendo assim um respeito a sociedade. Com toda essa liberação a Holanda deva ser um país em que todas as pessoas fumam sem parar por todos os lados certo?? Errado!!! 
Dados revelam que apenas 5% dos holandeses consomem maconha regularmente enquanto que nos E.U.A onde é proibida, esse número é de 10%, ou seja, o dobro!!!
Outro fato curioso é que dentro dos coffee shops não é comercializado nenhum tipo de bebida alcoolica, somente cafés, chás e água. 
Assim como os Pubs Londrinos os coffe shops de Amsterdam são uma atração a parte pelas suas decorações o mais variadas possíveis.
Ampliando um pouco mais a fama de Liberal do país, vale a pena lembra que a Holanda foi o primeiro país a autorizar a eutanasia e a liberar o casamento entre Homosexuais.


Como todas as capitais Europeias, em Amsterdan temos um bom números de bares para sentar e degustar cervejas, em alguns temos cervejas de todos os cantos do mundo, porém as crias da casa mais conhecidas por nós brasileiros são a cerveja Heineken e Amstel. Para os admiradores de plantão vale ainda uma visita ao museu da Heineken.


Bigodinho de leite!! ops... cerveja!!  A pura e verdadeira cremosidade da irlandesa GUINESS









Nenhum comentário:

Postar um comentário