sábado, 23 de outubro de 2010

Escócia (Scotland)

Não sei o porque, mas lembro-me que quando pequeno, sempre que me perguntavam que país eu gostaria de conhecer, eu respondia, Escócia. Talvez fosse pelas belas paisagens que via, mas acho que principalmente era porque eu achava bem bacana o som da tal gaita de foli.
Bom passado muitos anos aqui estou eu. Como só tinha 4 dias e não consegui fazer um bom planejamento desta viajem, pois era o ultimo páis da minha jornada de viagens de outubro, resolvi passar dois dias em Glasgow e dois em Edimburgo, mas feito isto deixo aqui minha dica: Um dos principais pontos turisticos da Escócia é sem dúvidas as Highlands mais ao norte do pais, é onde encontra-se também o famoso lago Ness, dependendo do tempo que tenha e da época em que vá, devido ao clima, a visita valerá muito a pena, infelizmente não pude ir.

Glasgow

Sai de Amsterdan rumo a Londres de ônibus, la me encontrei com a Gi, que iria nesta viagem comigo. No dia seguinte, madrugamos e já embarcamos rumo a Glasgow.
Glasgow é a maior cidade da Escócia, porém devo ser sincero que me pareceu uma cidade sem muitos bons atrativos, não sei se foi pelo fato de não ter pesquisado muito sobre a cidade antes mas... foi a sensação que eu tive. A cidade também é conhecida por ter a melhor noite da Escócia, como não aproveitei esta parte, pode ser que tenha saído de lá com esse sentimento de que faltou algo a mais, mas de qualquer forma eu recomendaria o seguinte: a cidade fica apenas a 60km de Edimburgo portanto diria que vale muito mais a pena ficar em Edimburgo e fazer um Daytrip para Galsgow (em um dia você consegue visitar as principais atrações da cidade). Você pode pegar um ônibus da companhia Megabus que fazem essa rota a cada 15min,(não é nescessario comprar antes), a viagem dura cerca de 1h 15m e custa entre 3,50 e 5,00 pounds( R$10 a R$15) dependendo do horário.


Chegando na cidade fomos andar pelo centro para conhecer, de cara já percebemos uma arquitetura mais diferenciada em alguns prédios, é bastante comum a utilização de pedras avermelhadas nas fachadas dos pédios, Glasgow diferente de Edimburgo é uma cidade em que podemos enxergar bem mais o contraste entre o antigo e o moderno.


George Square




Citty Chambers









Ainda pelo centro fomos para o The Tenement House,  que é um apartamento tipico Escôces do fim do século XIX que pouco foi mudado ao longo do século XX, a idéia nos parecia bem atrativa, mas no fim das contas não achei um bom custo beneficio, a entrada custa cerca de R$15,00 e você tem acesso a um apartamento com 4 cômodos e algumas mobílias, porém  não é permitido tirar fotografias, ou seja na minha opinião, não vale a pena pelo preço. Bom, mas se mesmo assim quiser ter uma noção de como é, conseguirá ver algumas fotos neste site   http://www.nts.org.uk/Property/59/.A nossa próxima parada seria est End va ajudando muito para ficarmos caminhando pela cidade, optamos logo pela nossa ida ao  Kelvingrove Art Gallery and Museum, um museu que achei bem interessante, além de tudo a entrada é gratuita.







nas proximidades do museu do outro lado do rio está a Universidade de glasgow,foi fundada em 1541 e possui um campus de arquitetura marcante que vale a pena a esticada até lá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário