domingo, 14 de agosto de 2011

Praia Branca

Fim de semana de sol e eu em Santos, então, não tinha como não aproveitar uma prainha… Sou santista de nascimento e adoro essa cidade, porém devo confessar que as praias daqui não me apetecem muito, por isso a saída foi ir pro Guarujá.
É, mas devo dizer também que quando falamos de Guarujá a primeira imagem que nos vem a cabeça são praias lotadas, vendedores ambulantes por todos os lados, quiosques tocando axé e derivados, servindo porçoezinhas,cervejas  e milhares de farofeiros aproveitando o dia rolando na areia ou então sentados naquelas cadeiras de plástico amarelo de um bom gosto único,  não é mesmo???
Bom, mas como disse aqui anteriormente o Guaru ainda reserva algumas poucas praias de águas claras e tranquilas sejam elas com ondas ou não. A idéia era acordar um pouco mais cedo e seguir para São Pedro, porém como dormimos um pouquinho mais ficou difícil a entrada na praia, já que se trata de uma praia em condomínio fechado portanto com numero máximo de visitantes (você precisa chegar cedo tipo até umas 9:30, se for um final de semana de sol ), como não queríamos esperar na fila para entrar resolvemos ir pra Praia Branca, também conhecida como Prainha, a última praia do Guarujá.


Canto esquerdo da praia

O acesso a prainha se da próximo a balsa Guarujá / Bertioga ao lado direito. De lá segue-se por uma trilhazinha por cerca de 25-30min até chegar a praia, à uns 20 anos atrás era uma trilha mais Roots, dessas que tinham só uma pequena faixa de trilha ao meio da vegetação, hoje o acesso a praia se tornou um pouco mais fácil, a trilha conta uma estrutura boa com guarda corpos de eucalipto e piso de pedras, devido a isso hoje já não podemos dizer mais que é uma praia sempre vazia, se for feriado ou fim de semana de sol é possivel que encontre por lá alguns farofeiros também, mas ainda é uma praia mais reservada ao pessoal do surf e aqueles que curtem a natureza, a trilha conta ainda com algumas lixeira espalhadas ao longo do percurso portanto não deixe seu lixo por ai…



Trilha para Praia Branca

Por essa trilha também que se dá o acesso pra Praia Preta e Camburizinho, já que temos que passar pela Praia Branca pra chegar nelas, mas isso é um outro post.
A Prainha Branca faz parte da reserva ambiental da serra do Guararu, tem cerca de 1400m de extensão e areias brancas, que dão nome a praia. Como ja disse, é uma praia boa para a prática do surf, com a ondulação de sul predominam as direitas, mas também entram bem as ondulações de sudeste e leste quebrando em toda praia, o vento ideal é o vento leste.
Chegando na praia encontrará algumas casas de pescadores,alguns barzinhos e restaurantes. Caso queria passar a noite por lá, pode optar por ficar em campings, a  opção de estadia mais comum por lá, ou então alguns quartos alugados.




Sede abandonada do time local



Canto direito da praia

Como ficamos no lado esquerdo da praia ou seja, oposto entrada pela trilhas optamos por levar sanduíches natural, água e biscoito, já que daquele lado (mais reservado), não tem bares nem restaurantes.



Tranquilidade no canto esquerdo

O dia foi perfeito, sabado de sol e a praia vazia, As ondas não estavam das melhores (1metrinho na série) porém deu pra se divertir, o sol brilhou o dia todo e pra coroar o dia fomos contemplados com um lindo fim de tarde e um início de noite com uma lua cheia alaranjada enorme nascendo no Horizionte!!  Thanks God!!!




Fim de tarde na Prainha



Fim de tarde com a lua dando sua graça.

Início da noite  na prainha

Nenhum comentário:

Postar um comentário