quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Marrackech - Marrocos

Já dizia fernando pessoa sobre Marrakech: Primeiro estranha-se depois entranha-se.
Na verdade não sei quais locais o poeta frequentou e nem quanto tempo ele ficou na cidade, devo dizer que em parte ele estava muito certo, porém eu acrescentaria algo a mais na sentença.
Primeiro estranha-se, depois entranha-se por fim cansa-se!!! Claro que isso tem um tom de brincadeira mas mais adiante eu explico o porque.
Marrakech é uma cidade com seus encantos sem sombra de dúvida, porém é necessario conhece- la e aproveita-la da maneira correta, para que isso seja feito da melhor maneira possível.
Marrackech é uma cidade que se percebe o contraste, pelo menos para nos brasileiros e para quem conhece só europa, logo de cima... enquanto que na maioria de países que visitei o que vemos do avião são aglomerados de casas, prédios ou áreas verdes da natureza, em marracech o que predomina é o vermelho. A primeira impressão de marracech pra mim foi chocante e fantastica...











A ida pra Marrakesh, foi um milagre posso dizer, como sempre o planejamento para chegarmos no aeroporto de Londres foi apertado e dessa vez devido ao pequeno atraso e a um acidente na estrada chegamos no aeroporto 15 min atrasados, devo confessar que a sensação de perder um voo não é nada boa e esse ja seria meu terceiro, mas mesmo atrasados decidimos sair do onibus e correr que nem uns malucos sentido guiche da companhia, la conversamos com um funcionario que nos informou que o voo estava atrasado e partiria em 15 minutos, nunca corri taaaaaaaanto, foi cena de filme a correria no aeroporto, mas num fim conseguimos entrar no avião, foi como fazer um gol de titulo na decisao do campeonato aos 45 do segundo tempo, era algo que sinceramente não achei que iria acontecer. Bom ja que chegamos lá, hora de aproveitar!!! Antes de pensar em qualquer tipo de turismo ou história da cidade fomos procurar o hostel é claro, comer e relaxar.






Também conhecida com cidade vermelha devido a cor terracota de suas construções, marrakech vem a cada ano atraindo cada vez mais turistas do mundo todo, mas nem só do vermelho vive a cidade, aliás devo dizer e arrisco-me a falar que Marrakech seja uma das cidades mais coloridas que já vi… Digo isso pelos seus temperos, tapeçaria, babouchas, lãs,pigmenros,jóias,azulejos e etc.  é uma variedade tão grande de cores que diria que seria até um insulto, fotos em preto e branco nesta cidade e olhe que sou um grande admirador desse tipo de fotografia…





Marrakech é uma das principais cidade Marroquinas, tem pouco mais de um milhão de habitantes.  É uma cidade com um trânsito caótico,pelo menos ao redos da Medina. Aliás aqui vai minha primeira dica: Tenha muita atenção nas ruas da cidade, se é que existe alguma lei de transito me pareceu realmente que elas eram totalmente ignoradas por todas pessoas a toda hora. Carros, ônibus, motos, pedestres, bicicletas e carroças dividem o mesmo espaço ao mesmo tempo, sem ao menos saberem de quem é a preferência. Faixa de pedestre até existe mas talvez ninguém nem saiba pra que serve. Isto sem citar as pequenas ruas de Medina(cidade velha), ali em ruas e vielas extremamente estreitas turistas e vendedores disputam espaço com carregadores e motos que na maior parte das vezes passam numa velocidade que assusta. é um verdadeiro caos!! 










Em Medina é também onde se encontra o principal ponto da cidade a praça Jema al Fna, lá durante o dia e durante a noite pessoas aglomeram-se pra ver os famosos encantadores de serpentes, contadores de estórias, músicos e etc... 

Praça Jemaa al Fna


Ao redor da praça encontram-se os Souks (mercados marroquinos), bom, pra quem gosta relamente de compra, prepare-se para passar mal com a variedades de produtos das mais diversas categorias. Mas comprar nos souks marroquinos não é das tarefas mais facéis, é bom estar realmente preparado para isso, portanto aqui vão algumas dicas !!! Quando disse lá no começo que por fim Marrakech cansava, estava me referindo a essa parte, os vendedores parecem abutres avistando as suas presas,e nesse caso você é a presa!!!! prepare-se para ser muuuito assediado, eles vão querer te vender tudo!!!


 













































De começo todo marroquino parece muuuito simpático mas lembre-se, você é a presa eles são simpáticos porque querem vender, a partir do momento que eles fazem uma venda que não lhes foi tão favorável esse sorriso desaparece... Bom eu explico melhor: Essa é a outra parte chata dos souks, não existe preço fixo! Como assim?? bom você pergunta o preço de determinada mercadoria, ele diz por exemplo 180 Dihans, você agradece e se vira pra ir embora, dai ele te diz quanto você está disposto a pagar, caso você relamente esteja disposto a levar você da seu preço, em cima disso ele abaixa um pouco o valor inicial dele, epserando que você aumente um pouco o seu, dai ele abaixa mais um pouco, esperando que você aumente mais um pouco e assim vai. Duvida?? Bom realmente é assim sem excessão nenhuma em todas as lojas, para os comerciantes marroquinos este é o bom negocio porque uma mercadoria que valia 60(esse preço ele ja estaria ganhando) ele te ofereceu por 180 e por fim acabou vendendo por 120 ou seja você acha que fez um bom negócio mas ele fez mais ainda.
Quando falei que eles eram muito simpaticos até certo ponto disse isso porque todas as vezes em que comprei algo foi assim comigo, primeiro pesquisei o preço pra valer quanto a mercadoria valia ou seja num modo geral é sempre 2 a 3 x  menos do valor inicial que eles te falam, pronto dai quando eles me perguntavam quanto estava disposto a pagar numa mercadoria de 180 eu dizia 60, dai eles baixavam pra 160 e eu ficava nos 60, eles baixavam mais ainda pra 140 ou 130 e eu dizia que daria 60 nem mais nem menos ou iria embora, afinal concorrência ta cheio lá dificilmente achará um produto que goste em uma loja só!! Por fim ele me vende pelos 6,0 mas o sorriso e a simpatia dele vão embora na mesma hora!!! Então aqui vai o conselho seja CHATO!! porque eles querem levar vantagem sempre, a não ser que você não se preocupe em gastar mais só pra ver um sorriso.














Mas de um modo geral o marroquino é um povo sorridente e alegre pelo menos me pareceu, mas claro é um país pobre num modo geral o contraste entre luxuosas mansões e a miséria é inevitavel em grandes partes da cidade, portanto se prepare para dar dinheiro até para tirar fotos. Falando em fotos, apenas tome cuidado com as que tirar de pessoas, o marroquino pode se sentir invadido ofendido , não sei, pode não gostar ou no mínimo irá lhe pedir um dinheiro pela foto.




Além da praça e dos Souks Marrakesh tem outras opções pontos a serem visitados, logo próximo a Jemma al Fna chegamos no 

Nenhum comentário:

Postar um comentário