Este castelo foi um ícone e uma grande referência da sua época no que se tratava de arquitetura medieval, sua construção data do ano de 1268 foi constrída pelos ingleses justamente para proteger a região dos ataques das tribos galesas, Estas terras haviam sido conquistadas dos galeses em 1266, e a construção de uma fortificação era essencial para mantê-las na mão dos ingleses.
Como falei, este castelo foi um marco em relação a tecnicas defensivas, da idade média, sua primeira inovação e bem conhecida por nó hoje em relação a castelos medievais foi a inundação de uma vasta área ao redor do castelo, criando assim a primeira barreira para qualquer ataque inimigo
A disposição de suas muralhas duplas, em forma de paralelogramos, rodeadas por fossos de água, foi uma novidade para a época. Isto permitia acesso rápido a qualquer parte do castelo, e fazia de suas torres pontos independentes de defesa e controle de cada setor, com amplo ângulo de visão. Além disso, o sistema de muralhas duplas impedia que, caso a muralha externa fosse conquistada, os invasores avançassem com seus equipamentos e catapultas até a muralha interna.
Graças a todas estas técnicas avançadas para a época o castelo sofreu ataques durante anos mas levou fama por nunca ter sido tomado. O curioso é que poucos anos após o término de sua construção em 1283 os habitantes do País de Gales haviam sido totalmente derrotados pelo rei Inglês Edward I tendo assim domínio absoluto na região, a partir dai o castelo perdeu sua função já que mesmo na época a manutençao de um castelo daqueles não era nada fácil.
Depois da conquista do sul de Gales, Caerphilly só voltou a ver alguma ação durante a guerra entre o rei Edward II e sua mulher, a rainha Isabella. Pelo que relata a história, o rei e a rainha se desentenderam devido a interesses políticos conflitantes. Decidida a destronar seu marido e também Hugh Despenser, o braço direito real, Isabella uniu-se a uma facção de opositores ao rei e determinou que a parte do exército que era leal a ela atacasse e sitiasse o castelo de Caerphilly, entre dezembro de 1326 e março de 1327, onde estava o rei. Mas antes disso o soberano conseguir escapar e Hugh Despenser, seu braço direito, foi enforcado.
No final do conflito, a rainha Isabella havia triunfado, e seu colaborador principal, Roger de Mortimer, foi ricamente recompensado com o título vitalício de ministro da Justiça do País de Gales. Desprezado pela rainha, e abandonado pelos descendentes da família Despenser, que haviam se mudado para residências mais confortáveis, o castelo foi abandonado. Sem finalidades práticas do ponto de vista militar, Caerphilly foi aos poucos sendo esvaziado, esquecido, e logo estava em ruínas.
Como agravante, durante o século 16, as pedras do castelo passaram a ser utilizadas como material de construção para novas residências, o que contribuiu para destruir o que ainda restava. No século 17 um novo golpe atingiu Caerphilly. Durante a Guerra Civil, disputa entre monarquistas e parlamentaristas que dividiu a Inglaterra, foram registrados ataques com canhões de pólvora às muralhas e torres do castelo. Não que ele ainda representasse alguma ameaça a qualquer uma das partes, mas sim pelo que Caerphilly simbolizava historicamente para os monarquistas
Daí para a frente, no que diz respeito à sua preservação histórica, Caerphilly infelizmente não teve a mesma sorte de outros castelos. É até mesmo interessante observar (e será apenas acaso?) que os castelos situados no País de Gales não mereceram a mesma atenção ou preservação por parte do governo, daqueles situados na Inglaterra.
Caerphilly permaneceu completamente abandonado por três séculos, e apenas a partir de 1928, começou a sofrer um modesto programa de reformas, graças à iniciativa da 4a Marquesa de Bute. No entanto, a recuperação de um castelo deste tamanho necessita de grandes fortunas, o que nem a marquesa dispunha. E por isso, quando hoje visitamos esta magnífica obra de engenharia militar da idade média, ainda encontramos quase que exclusivamente ruínas. Seu ponto mais famoso, e que tornou-se praticamente a marca registrada de Caerphilly, é a torre sudeste, batizada de Leaning Tower, partida ao meio por uma grande rachadura, e visivelmente inclinada, mas que, por teimosia e altivez, recusa-se a desabar
Nenhum comentário:
Postar um comentário